Doces de Esposende
Esposende é uma cidade portuguesa no Distrito de Braga, região norte e sub-região do Cávado.
É sede de um pequeno município, subdividido em 15 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Viana do Castelo, a leste por Barcelos, a sul pela Póvoa de Varzim e a oeste pelo Oceano Atlântico.

Ponte de Fão
Quanto aos Doces de Esposende, lá podemos encontrar muitas pastelarias com as famosas Clarinhas de Fão, Folhadinhos e os Esquimós ou Delícias de Chocolate como também os chamam, mas todos eles provém de Fão e é lá que eu vos vou levar a começar por atravessar esta ponte…e se n conhecem Fão, certamente conhecem Ofir, sim, sim onde fica a Pacha.
Depois de chegarem a Fão vão descobrir que todas as pastelarias e restaurantes tem os docinhos que procuramos. Clarinhas, Esquimós e Folhadinhos, uns maiores outros menores uns com mais recheio outros com menos recheio.
Clarinhas ou Pastéis de Fão…
As Clarinhas, doce de uma massa de pastel com características muito próprias e recheadas de chila/gila. Segundo sei o melhor local para experimentar e levar este docinho é mesmo naquela pastelaria na beira da estrada em que ao domingo congestiona todo o trânsito que por lá passa. Pastelaria Fãozence (foto à direita), lá também podemos encontrar os Folhadinhos os quais competem directamente com os da Rita Fangueira.
Clarinhas >
Os Folhadinhos, são um pastel de massa folhada recheado com um creme de ovos moles, são simplesmente maravilhosos, e podemos encontra-los nos lugares que já referi, o primeiro muito fácil de encontrar por estar à face da estrada. A Rita Fangueira teremos que nos desviar para o centro de Fão, ou então na Pápá. Pessoalmente prefiro os da Rita Fangueira, mesmo assim devem experimentar e tirar a prova dos nove. Já as “Glorias” do Sr. João da Pápá são mesmo muito boas e os “Jesuítas“.
Os Esquimós…

Esquimós ou Delícias de Chocolate
Falta-me falar dos Esquimós, os Esquimós são uns bolinhos enroladinhos em chocolate com creme ou chantily nas pontas. Dentro é meio bolo de ovo tipo pandeló e meio de chocolate e para separar os dois uma camadinha fininha de chila/gila com um toque de creme de ovo, são mesmo mesmo uma maravilha. Posso-vos dizer que destes sou fã, se forem a Fão não deixem de passar na Pasuca. Provem um e se gostarem levem um monte. Mesmo que morem longe, se os congelarem eles nunca perdem as características, e podem ir comendo até à vossa próxima visita.

Torta de Laranja
Aquando do meu passei descobri algo interessante num restaurante da zona Martins dos Frangos. Mais conhecido pelo seu Frango no churrasco tipo leitão e pelo molho que dizem ser fantástico. Descobri uma Torta de Laranja que lá fazem que é simples e deliciosamente fresca. Foram eles também eles que me disponibilizaram as fotos destes doces e adivinhem de onde são os esquimós deles? Pois, da Pasuca!
Se forem para aqueles lados visitem-nos tenho a certeza que não se vão arrepender, franguinho, Clarinhas e cafézinho. Levem uns Esquimós e uns Folhadinhos e aí está um fim de semana em cheio!
PARTILHEM ESTA PÁGINA É SÓ CLICAR ALI EMBAIXO