Doces Portugueses – Doces de Vouzela

Doces de Vouzela

LOjA

Vouzela é uma vila portuguesa do distrito de Viseu, na região Centro e sub-região do Dão-Lafões.

Igreja Matriz de Vouzela, folar de vouzela, folar, pasteis, pasteis de vouzela

Igreja Matriz de Vouzela

É sede de um município subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de São Pedro do Sul, a leste por Viseu. A sul por Tondela e pela porção secundária de Oliveira de Frades. A sudoeste por Águeda e a noroeste pela porção principal de Oliveira de Frades.

Vouzela, pasteis de vouzela, folar de vouzela, folar de páscoa

Vouzela

Vouzela fica a 3 km das Termas de São Pedro do Sul, a 30 km de Viseu, a 60 km de Aveiro, a pouco mais de uma hora do Porto e mais ou menos três horas de Lisboa.

A doçaria é uma das actividades com mais tradição em Vouzela e são vários os doces a destacar, mas de todos os doces de Vouzela,  o ex-libris, é o Pastel de Vouzela e pode-se encontrar em todas ou quase todas as pastelarias da zona.

Pasteis de Vouzela, folar de vouzela

Pasteis de Vouzela

Para além destes inconfundíveis pasteis, têm também os folares de Vouzela que há muito deixaram de ser relacionados com a Páscoa e que se consomem diariamente. Também os Caladinhos, as Raivas, os Almendrados, as Gemas, os bolos de limão, as Cavacas, os Beijinhos e as Passarinhas.

Enfim, vários doces e vários motivos para se deslocarem a Vouzela. Em finais de Julho, princípios de Agosto, têm o “Doce Vouzela“, um festival de doçaria tradicional onde estes e outros doces da região marcam presença.

LOjA

PARTILHEM ESTA PÁGINA É SÓ CLICAR ALI EM BAIXO