Doces Portugueses – Doce de Vizela

Doce de Vizela

LOjA

Vizela é uma cidade portuguesa no Distrito de Bragaregião Norte e sub-região do Ave.

Vizela, doce de Vizela

Vizela

Ponte Romana, Vizela, doce de Vizela

Ponte Romana

É sede de um município, subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a norte e a oeste pelo município de Guimarães,a oeste por Santo Tirso a leste por Felgueiras e a sul por Lousada.

 

 

 

Pão de Ló de Vizela ou Bolinhol, Vizela, doce de Vizela

Pão de Ló de Vizela ou Bolinhol

O “Bolinhol” ou “Pão de Ló Coberto“, é o doce de Vizela, o mais tradicional da gastronomia Vizelense. 

Ao longo dos anos, vem sendo distinguido com a atribuição bem merecida de alguns prémios. Este ex-libris está também presente em várias feiras gastronómicas.

O Pão de Ló de Vizela ou Bolinhol, é um verdadeiro embaixador de Vizela.

É bastante difícil afirmar-se com verdadeira exactidão qual o ano em que se deu início à confecção deste maravilhoso legado gastronómico. Todavia, pensa-se que o ano seria o de 1880. Em 1884 este doce esteve presente na Exposição Industrial Concelhia de Guimarães.

A grande feitora desta especialidade gastronómica foi a Senhora Joaquina da Silva Ferreira.

Bolinhol…

Este pão-de-ló coberto, ou mais conhecido tradicionalmente por “Bolinhol”, é a mais famosa especialidade gastronómica de Vizela. Como foi já anteriormente mencionado, este é um doce único em Portugal, apresenta uma forma rectangular com uma suave cobertura de açúcar. A sua massa é levemente húmida o que lhe atribui um sabor inigualável.

Pão de Ló de Vizela ou Bolinhol, Vizela, doce de Vizela

Pão de Ló de Vizela ou Bolinhol

A sua extrema e refinada qualidade, faz com que este doce seja vendido não só nas três confeitarias vizelenses, a “Casa do Bolinhol Kibom“, a “Pão-de-Ló Delícia” e a “Pastelaria Fina” e “Pastelaria Nuno”, mas também noutras confeitarias nacionais, sobretudo no Porto.

Ao longo dos anos, o Bolinhol foi distinguido com a atribuição bem merecida de alguns prémios. Este ex-libris esteve também presente em várias feiras gastronómicas, onde se tornou verdadeiro embaixador do município de Vizela.

Já no ano de 2006, foi organizado pela primeira vez pela Câmara Municipal de Vizela, e com muito sucesso, a 1ª Feira do AçúcarO Bolinhol Convida”, dando efectivo destaque ao nosso doce, levando o nome do mesmo por todo o país.

Casa Bolinhol Kibom Vizela

Rua Dr. Abílio Torres – S. Miguel 4815-552 VIZELA Telf.: 253 587 527 Internet: www.casadobolinhol.pt  e.mail: geral@casadobolinhol.pt

Pão de Ló Delícia

Rua Dr. Abílio Torres – S. Miguel 4815-552 VIZELA Telf.: 253 481 269

Pastelaria Fina

Rua Dr. Alfredo Pinto – S. João 4815-397 VIZELA Telf.: 253 481 561

Pastelaria Nuno

Rua Engº. Sá e Melo S. Miguel 4815 – 511 VIZELA Telf.: 91 897 63 47

LOjA

PARTILHEM ESTA PÁGINA É SÓ CLICAR ALI EMBAIXO