Doce de Vila Nova de Gaia
Vila Nova de Gaia é um município português no Distrito do Porto, Região Norte e sub-região do Grande Porto. Pertence ainda à Grande Área Metropolitana do Porto.
A cidade está localizada na margem sul da foz do rio Douro. As caves do famoso vinho do Porto ficam localizadas neste concelho.
Com uma ligação à cidade vizinha do Porto particularmente forte, que não é apenas pela partilha do património comum do Vinho do Porto. No passado as famílias burguesas e nobres do Porto tinham em Vila Nova de Gaia quintas e casas de férias. Com o forte crescimento económico, melhoria das comunicações com a margem norte, Vila Nova de Gaia progressivamente acolheu população que trabalha no Porto.
Velhote…
O doce de Vila Nova de Gaia mais tradicional é “O Velhote” .
Os “Velhotes da Braguesa” são um tipo de pão doce feito à base de ovos e açúcar, de forma quadrada.
É um doce típico da Vila de Valadares muito procurado por altura das festas em honra do Senhor dos Aflitos, no mês de Julho.
A razão do nome “da braguesa”, provém do facto da mulher do fabricante ser natural de Braga. Tendo vindo para Valadares, no início do século XX, e instalou uma padaria, negócio de tradição familiar.
Desconhece-se, contudo, o porquê da denominação de “Velhotes“, permanecendo o seu fabrico e preparação, como segredo culinário.
São, Os Velhotes, provavelmente os petiscos mais típicos e tradicionais de Vila Nova de Gaia. Juntamente com a “Broa de Avintes“.
Este doce de Vila Nova de Gaia é portanto muito fácil de encontrar nas muitas pastelarias da cidade.
Tal como a broa, também este doce regional levou à criação de uma confraria para a sua defesa e divulgação, Confraria dos Velhotes .
PARTILHEM ESTA PÁGINA É SÓ CLICAR ALI EMBAIXO