Doces Portugueses – Doce de Vila Nova de Gaia

Doce de Vila Nova de Gaia

LOjA

Vila Nova de Gaia é um município português no Distrito do PortoRegião Norte e sub-região do Grande Porto. Pertence ainda à Grande Área Metropolitana do Porto.

Barco Rebelo, doce de Vila nova de gaia

Barco Rebelo

A cidade está localizada na margem sul da foz do rio Douro. As caves do famoso vinho do Porto ficam localizadas neste concelho.

Ponte D. Luís, doce de Vila nova de gaia

Ponte D. Luís

Com uma ligação à cidade vizinha do Porto particularmente forte, que não é apenas pela partilha do património comum do Vinho do Porto. No passado as famílias burguesas e nobres do Porto tinham em Vila Nova de Gaia quintas e casas de férias. Com o forte crescimento económico, melhoria das comunicações com a margem norte, Vila Nova de Gaia progressivamente acolheu população que trabalha no Porto.

 

Velhote…

O doce de Vila Nova de Gaia mais tradicional é “O Velhote” .

Os “Velhotes da Braguesa” são um tipo de pão doce feito à base de ovos e açúcar, de forma quadrada.

É um doce típico da Vila de Valadares muito procurado por altura das festas em honra do Senhor dos Aflitos, no mês de Julho.

A razão do nome “da braguesa”, provém do facto da mulher do fabricante ser natural de Braga. Tendo vindo para Valadares, no início do século XX, e instalou uma padaria, negócio de tradição familiar.

Desconhece-se, contudo, o porquê da denominação de “Velhotes“, permanecendo o seu fabrico e preparação, como segredo culinário.

São, Os Velhotes, provavelmente os petiscos mais típicos e tradicionais de Vila Nova de Gaia. Juntamente com a “Broa de Avintes“.

Este doce de Vila Nova de Gaia é portanto muito fácil de encontrar nas muitas pastelarias da cidade.

Tal como a broa, também este doce regional levou à criação de uma confraria para a sua defesa e divulgação, Confraria dos Velhotes .

LOjA

PARTILHEM ESTA PÁGINA É SÓ CLICAR ALI EMBAIXO