Doces Portugueses – Doces de Sintra

Doces de Sintra

LOjA

Sintra é um vila portuguesa no Distrito de Lisboa, na região de Lisboa, sub-região da Grande Lisboa e na Área Metropolitana de Lisboa.

doces de sintra, palácio da pena, travesseiros, queijadas, fofos de belas

Palácio da Pena

É sede um município subdividido em 20 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Mafra. A leste por Loures e Odivelas, a sueste pela Amadora. A sul por Oeiras e Cascais e a oeste pelo oceano Atlântico.

 

A Vila de Sintra inclui o sítio Paisagem Cultural de SintraPatrimónio Mundial da UNESCO e tem recusado ser elevada a categoria de cidade, apesar de ser sede do segundo mais populoso município em Portugal, segundo a Câmara Municipal de Sintra.

 

 

doces de sintra, palácio da pena, travesseiros, queijadas, fofos de belas

Estátua em homenagem aos guerreiros

Podemos encontrar em Sintra testemunhos de praticamente todas as épocas da história portuguesa. Uma unidade cultural que tem permanecido intacta numa plêiade de palácios e parques; de casas senhoriais e respectivos hortos e bosques. Palacetes e chalets inseridos no meio de uma exuberante vegetação; de extensos troços amuralhados que coroam os mais altos cumes da Serra.

Sintra

Também de uma plêiade de conventos de meditação entre penhascos, bosques e fontes. Igrejas, capelas e ermidas, pólos seculares de fé e de arte. Enfim, uma unidade cultural intacta numa plêiade de vestígios arqueológicos que apontam para ocupações várias vezes milenárias.

 

Os Doces de Sintra…

doces de sintra, palácio da pena, travesseiros, queijadas, fofos de belas

Queijadas e Travesseiros

E e os doces de Sintra perguntam vocês, bem temos dois muito apreciados, eu já lá estive e adorei tanto Travesseiros como as Queijadas. Embora prefira mesmo os Travesseiros e para conseguirmos comprar destas maravilhar ás vezes temos que esperar uns largos minutos em filas intermináveis que se estendem pelas ruas de Sintra. Andar por aquelas ruelas e depois saborear uma maravilha destas, vale mesmo a pena.

doces de sintra, palácio da pena, travesseiros, queijadas, fofos de belas

Fofos de Belas

Um docinho muito apreciado são os Fofos de Belas. Os Fofos de Belas são uma receita caseira de uma pasteleira que um dia, decidiu rechear o tradicional pão-de-ló com um creme. E que bem resultou! Essa pasteleira era a mãe de Liberdade Fonseca que hoje continua a fazer estas iguarias!

 

 

 

Os lugares onde nos podemos deliciar são vários, “Casa das Verdadeiras Queijadas da Sapa“, “Fábrica de Queijadas Casa do Preto“, “Fábrica de Queijadas Constância Piriquita – Queijadas e Travesseiros eFábrica de Queijadas do Gregório“.

doces de sintra, palácio da pena, travesseiros, queijadas, fofos de belas, sintra

Casas dos Doces de Sintra

 

 

 LOjA

PARTILHEM ESTA PÁGINA É SÓ CLICAR ALI EMBAIXO