Doces Portugueses – Doce de Paredes

Doce de Paredes

LOjA

Paredes é uma cidade portuguesa no Distrito do Portoregião Norte e sub-região do Tâmega.

É sede de um município, subdividido em 24 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Paços de Ferreira. A nordeste por Lousada, a este por Penafiel, a sudoeste por Gondomar e a oeste por Valongo. Fica na comunidade urbana do Vale do Sousa.

Pelourinho de Paredes, doce de paredes

Pelourinho de Paredes

O concelho foi criado em 1836, sucedendo, em grande parte, ao antigo concelho de Aguiar de Sousa. Este município integra Rota do Românico do Vale do Sousa.

O Desafio da autarquia…

A autarquia de Paredes que já algum tempo lançou um desafio de se criar um doce com características muito próprias que possam identificar este concelho.
Nasceu assim o Doce Cavaco, nome que pretende aludir aos desperdícios de madeira do sector do mobiliário.
O doce de Paredes tem a forma de um paralelepípedo mais ou menos irregular de cor castanho claro, o Cavaco é então o doce de Paredes.

O Cavaco é feito de uma massa espessa, tipo pão doce, que é enrolada e recheada com um creme de ovos, açúcar, castanhas moídas com um travo de limão e canela.

Doces de paredes, cavaco, doce cavaco

Cavaco

Este doce tem a sua essência nas receitas antigas, uma vez que recorre à utilização de produtos tradicionais, entre os quais se destacam as castanhas.
As castanhas tiveram no passado um papel muito importante na alimentação da população deste concelho.

A responsável pela concepção do doce regional Paredes – Rota dos Móveis foi a Dr.ª Teresa Ruão, do restaurante Cozinha da Terra. Situado na freguesia de Louredo, concelho de Paredes.
Drª Teresa Ruão é uma especialista com mérito reconhecido em termos culinários, nomeadamente, por ter já merecido diversos prémios na área.

Para provar, adquirir ou encomendar “Cavacos” contacte:

Cozinha da Terra

Casa de Louredo, Herdade

4580-582 Louredo PRD

Telefone: 255 780 900

Fax: 255 780 909

cozinhadaterra@gmail.com

LOjA

PARTILHEM ESTA PÁGINA É SÓ CLICAR ALI EMBAIXO