Doces Portugueses – Doces de Odivelas

Doce de Odivelas

LOjA

Odivelas é uma cidade portuguesa no distrito de Lisboa, região de Lisboa .

É sede de um município muito pequeno subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Loures. A sueste por Lisboa e a oeste por Amadora e Sintra.

doces de Odivelas, marmelada branca, mosteiro das Bernardas, Odivelas, Ponte Romana de Odivelas

Ponte Romana de Odivelas

A marmelada branca é um doce de Odivelas, tendo sido confeccionado no Mosteiro das Bernardas. Foi lá que sempre guardaram o segredo que lhes permitia obter um doce de cor muito clara, próximo do branco, mas não exactamente branca.

A este doce de Odivelas, a marmelada branca.  Era oferecida aos convidados e visitantes desta comunidade nos dias festivos, sobretudo nos outeiros organizados pelas freiras. A estes dias festivos acorriam os cortesãos e poetas.

Nestas ocasiões a marmelada oferecida tinha a forma de quadradinhos e pegava-se nela à mão como qualquer bolo seco.

doces de Odivelas, marmelada branca, mosteiro das Bernardas, Odivelas, Ponte Romana de Odivelas, receita da marmelada branca de Odivelas

Receita da Marmelada Branca de Odivelas

O segredo só foi desvendado depois da morte da última freira, em finais do século XIX. Quando faleceu a última freira, porque ela deixou um caderno de receitas escrito pela sua mão a uma sua afilhada. Para além de muitos outros doces deste mosteiro estava então escrita a receita da marmelada branca.

doces de Odivelas, marmelada branca, mosteiro das Bernardas, Odivelas, Ponte Romana de Odivelas, marmelada branca de odivelas

Marmelada Branca de Odivelas

Ao clicarem na imagem acima serão automaticamente direccionados para a página oficial da cidade de Odivelas.

LOjA

PARTILHEM ESTA PÁGINA É SÓ CLICAR ALI EMBAIXO