Doces Portugueses – Doces da Moita

Doces da Moita

LOjA

Moita é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Setúbal, região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal.

Praça de Toiros Daniel do Nascimento, doces da Moita

Praça de Toiros Daniel do Nascimento

É sede de um pequeno município, subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte e a leste pelo município do Montijo, a sueste por Palmela, a oeste pelo Barreiro e a noroeste tem uma estreita faixa ribeirinha no estuário do Tejo.

Centro Náutico Moitense, doces da Moita

Centro Náutico Moitense

Os doces da Moita mais apreciados são as Ferraduras. Pode encontrar este bolo em várias pastelarias da vila da Moita, mas é a Pastelaria Fidalgos que reclama a sua criação e ou autoria.

Ferraduras, doces da Moita

Ferraduras

 

Doce Ferradura…

A conhecida “ferradura”, que invade algumas das pastelarias da vila da Moita, todas as manhãs, surgiu pela mão de Amândio de Campos, um pouco por acaso. Há 32 anos, quando se decidiu fixar na Moita, não existia por aqui nenhuma pastelaria de fabrico próprio. Amândio começou por abrir a pastelaria Madrugada.

Com ensinamentos que trazia, da sua formação como pasteleiro, e um pouco de imaginação, criou aquele que se viria a tornar num dos bolos mais típicos da Moita.

Ferraduras, doces da Moita

Ferraduras

Este pasteleiro preserva a receita da “ferradura”, confeccionando-a da mesma forma há mais de 30 anos. O segredo do seu sucesso está nos produtos naturais e de qualidade utilizados. A ferradura é feita com farinha, açúcar, leite, margarina e ovos, destacando-se a excelência da massa e do doce de ovos.

Amândio Campos resiste aos produtos pré-fabricados e todos os dias oferece aos seus clientes. Actualmente na Pastelaria Fidalgos, garante a qualidade dos bolos que confecciona. Também se destacam os éclaires, os brioches, claudinos e os pastéis de nata.

Desde já agradeço à Câmara Municipal da Moita por terem sido tão prestáveis no envio das imagens e informação acerca das maravilhas desta localidade. A Moita consta certamente do meu livrinho de lugares a visitar.

LOjA

PARTILHEM ESTA PÁGINA É SÓ CLICAR ALI EMBAIXO