Doces de Mafra
Mafra é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, região de Lisboa e sub-região da Grande Lisboa.
É sede de um município subdividido em 17 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Torres Vedras, a nordeste por Sobral de Monte Agraço, a leste por Arruda dos Vinhos, a sueste por Loures, a sul por Sintra e a oeste tem litoral no oceano Atlântico. Mafra é famosa pelo seu palácio-convento, mandado construir por D. João V no século XVIII e que constitui a mais grandiosa obra do barroco português.
O Real Convento de Mafra é um dos mais sumptuosos monumentos portugueses.
História…
Quando D. João V casou com D. Maria Ana de Áustria, ao fim de três anos ainda não havia descendência, pelo que D. João decidiu prometer mandar construir um convento, na Vila de Mafra, se Deus lhe concedesse filhos. Certo é que semanas depois, a Rainha conseguiu engravidar e meses depois nasceu uma menina, D. Maria Bárbara, esta que viria a ser mais tarde a Rainha de Espanha.
O Rei cumpriu a sua promessa e em 1717 começou a construção deste monumento mais tarde em 1730 oficializado como templo sagrado.
É considerado o monumento mais importante do barroco português.
Os Doces de Mafra mais típicos são os Pasteis de Feijão e Amêndoa.
As Trouxas da Malveira, que são uma tortinhas de pão-de-ló e creme de ovo muito finas que podemos encontrar na Vila da Malveira na pastelaria Fabrica das Trouxas da Malveira que existem desde 1906…
..que me parecem deliciosas.
Pelos doces de Mafra e pelos monumentos, é um lugar a visitar!
PARTILHEM ESTA PÁGINA É SÓ CLICAR ALI EMBAIXO