Doces de Grândola
Grândola é uma vila portuguesa no Distrito de Setúbal, região do Alentejo e sub-região do Alentejo Litoral, com cerca de 6000 habitantes.
É sede de um município, subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Alcácer do Sal, a leste por Ferreira do Alentejo, a sul por Santiago do Cacém, a oeste tem um longo litoral no oceano Atlântico e a noroeste o Estuário do Sado separa-o do município de Setúbal.
Grândola, pequena vila no sul de Portugal, ficou famosa por Zeca Afonso, com a música “Grândola vila morena“, e para sempre ligada à revolução do 25 de Abril de 1974 mais conhecida por revolução dos cravos.
Os doces de Grândola que podemos lá encontrar são as “Alcomonias”. Que são uns docinhos em forma de losangos à base de mel, pinhão, canela e farinha.
Rebuçados de pinhão, mais conhecidos por Pinhoadas que são basicamente pinhão e mel fervidos até ao ponto de rebuçado e depois cortados também em losangos como podem ver em baixo…
O “Bolo das Rosas” que é um bolo à base de leite e manteiga com recheio de amêndoas trituradas e manteiga e por cima uma calda de açúcar com aroma a baunilha.
O Bolo das Rosas pode encontrar-se nas Pastelarias:
Favo de Mel, Rua do Bocage, 22, em Grândola, tel: 269 451 937
Lídia(por encomenda) ,rua Dr. Jacinto Nunes, em Grândola, tel.: 269 442 518
Na Frutaria Central, rua General Humberto Delgado, 1, tel: 269 451 281
As Alcomonias e Rebuçados de pinhão na doceira Sofia Machado, tel: 963 259 70
PARTILHEM ESTA PÁGINA É SÓ CLICAR ALI EMBAIXO