Doces Portugueses – Doces de Gondomar

Doces de Gondomar

LOjA

Gondomar é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito do Porto, região norte e sub-região do Grande Porto, com cerca de 25 700 habitantes. Está incluída ainda na Grande Área Metropolitana do Porto.

O município é limitado a nordeste pelos municípios de Valongo e Paredes, por Penafiel e Castelo de Paiva, a sul por Arouca e Santa Maria da Feira, a sudoeste por Vila Nova de Gaia, a oeste pelo Porto e a noroeste pela Maia.

Igreja de Gondomar, doces de Gondomar, coração de Gondomar

Igreja de Gondomar

Gondomar, o seu nome tem ressonâncias históricas. Vários achados revelam as velhas raízes da vivência humana neste local desde a pré-história. A exploração das minas de ouro nas regiões próximas e a posição estratégica do “Crasto” comprovam a permanência dos Romanos nestas terras. Entre outras versões, a denominação “Gondomar” é atribuída ao rei visigodo Gundemaro que, em 610 teria aqui fundado um couto.

Em Gondomar, existe uma doçaria emblemática designadamente, o boloCoração de Gondomar”. É um dos doces de Gondomar confeccionado e comercializado nas confeitarias do Município.

Igreja de Gondomar, doces de Gondomar, coração de Gondomar

Coração de Gondomar

Esta iguaria muito apreciada a nível local e nacional, encontra-se no mercado desde 2006.

LOjA

PARTILHEM ESTA PÁGINA É SÓ CLICAR ALI EMBAIXO