Doces de Ferreira do Zêzere
Ferreira do Zêzere é uma vila portuguesa. Pertencente ao Distrito de Santarém, região centro e sub-região do Médio Tejo, com 2 200 habitantes. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo. Hoje porém sem qualquer significado político-administrativo, está subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Figueiró dos Vinhos. A nordeste pela Sertã. A leste por Vila de Rei. A sul por Tomar. A oeste por Ourém e a noroeste por Alvaiázere.
Ferreira do Zêzere foi berço de muitas personalidades que se destacaram em Portugal e no Estrangeiro. Vultos da cultura como Rodrigo Leal Rodrigues, Ivone Silva ou António Baião foram os notáveis que por nascimento se encontram associados a este Concelho.
Por outro lado Alfredo Keil, autor da “Portuguesa” passou aqui largas temporadas. Foi nestas paragens que escreveu a ópera Serrana, a orquestração da Portuguesa. Inspirou-se para centenas de quadros que se encontram hoje nas mais reputadas colecções e nos mais credenciados museus da Europa.
Os doces de Ferreira do Zêzere…
E os doces de Ferreira de Zêzere são “Bons Maridos” e “Boas Esposas“, sim isso mesmo, Bons Maridos e Boas Esposas são os doces típicos daqui.
Não me perguntem o porquê destes nomes porque nem a mim me souberam explicar ou dar alguma informação sobre estes doces. Confesso que fiquei intrigado, deixo-vos aqui estas duas maravilhas.
Podemos então encontrar estas maravilhas na Pastelaria Pérola do Zêzere, a única a confecciona-las e para onde nos devemos deslocar. Acho que devemos ir lá todos e questionar sobre a origem dos nomes. E também seria óptimo comer um de cada para percebermos qual preferimos, o marido ou a esposa.
PARTILHEM ESTA PÁGINA É SÓ CLICAR ALI EMBAIXO