Doces Portugueses – Doces de Ferreira do Zêzere

Doces de Ferreira do Zêzere

LOjA

Ferreira do Zêzere é uma vila portuguesa. Pertencente ao Distrito de Santarém, região centro e sub-região do Médio Tejo, com 2 200 habitantes. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo. Hoje porém sem qualquer significado político-administrativo, está subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Figueiró dos Vinhos. A nordeste pela Sertã. A leste por Vila de Rei. A sul por Tomar. A oeste por Ourém e a noroeste por Alvaiázere.

Praia Fluvial da Castanheira, Ferreira do Zêzere

Praia Fluvial da Castanheira, Ferreira do Zêzere

Ferreira do Zêzere foi berço de muitas personalidades que se destacaram em Portugal e no Estrangeiro. Vultos da cultura como Rodrigo Leal RodriguesIvone Silva ou António Baião foram os notáveis que por nascimento se encontram associados a este Concelho.

Por outro lado Alfredo Keil, autor da “Portuguesa” passou aqui largas temporadas. Foi nestas paragens que escreveu a ópera Serrana, a orquestração da Portuguesa. Inspirou-se para centenas de quadros que se encontram hoje nas mais reputadas colecções e nos mais credenciados museus da Europa.

Praia Fluvial da Castanheira, Ferreira do Zêzere

Ferreira do Zêzere

 

Os doces de Ferreira do Zêzere…

E os doces de Ferreira de Zêzere são “Bons Maridos” e “Boas Esposas“, sim isso mesmo, Bons Maridos e Boas Esposas são os doces típicos daqui.

Não me perguntem o porquê destes nomes porque nem a mim me souberam explicar ou dar alguma informação sobre estes doces. Confesso que fiquei intrigado, deixo-vos aqui estas duas maravilhas.

Praia Fluvial da Castanheira, Ferreira do Zêzere, boas esposas, bons maridos, Doces de Ferreira do Zêzere

Boas Esposas

Praia Fluvial da Castanheira, Ferreira do Zêzere, boas esposas, bons maridos, Doces de Ferreira do Zêzere

Bons Maridos

Podemos então encontrar estas maravilhas na Pastelaria Pérola do Zêzere, a única a confecciona-las e para onde nos devemos deslocar. Acho que devemos ir lá todos e questionar sobre a origem dos nomes. E também seria óptimo comer um de cada para percebermos qual preferimos, o marido ou a esposa.

LOjA

PARTILHEM ESTA PÁGINA É SÓ CLICAR ALI EMBAIXO