Doces de Celorico da Beira
Celorico da Beira é uma vila portuguesa, com perímetro urbano formado por 3 freguesias originárias (São Pedro, Santa Maria e Casas do Soeiro) e mais 4 (Ratoeira, Fornotelheiro, Lajeosa do Mondego e Vila Boa) . Estas freguesias uniram-se a Celorico quando pelo seu crescimento o perímetro desta se alargou. Pertence ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte.
Está localizado a 23km da Guarda, 48km de Viseu e 334km de Lisboa. É também o concelho mais a norte da Serra da Estrela, e pela quantidade e qualidade de ‘’’Quejo da Serra da Estrela’’’ (inigualável a qualquer outra localidade do país), é considerado Capital do Quejo Serra da Estrela.
A História…
A história de Celorico da Beira está vincada nos diversos cercos de que foi alvo. O mais famoso dos quais ocorreu em 1245 por D. Afonso III atribuindo-se ao alcaide-mor de então, Fernão Rodrigues Pacheco, a célebre Lenda da Truta. Durante o cerco, quando tudo parecia perdido, eis que surgiu nos céus, sobre o castelo, uma águia com uma truta nas garras. A ave deixou cair o peixe dentro das muralhas facto esse aproveitado por Fernão Pacheco. Em vez da truta ter sido cozinhada e distribuída pelos habitantes cercados, este mandou confeccioná-la para ser oferecida ao Bolonhês… Com este sinal de “abundância”, Afonso III resignou ao cerco libertando Celorico… Na história mais recente, durante as Invasões Francesas, Celorico serviu de quartel-general dos aliados.
Já sabemos que em Celorico podemos degustar dos melhores queijos feitos em Portugal mas e quanto a doces?
Ora aí está, um dos doces de Celorico da Beira, uma maravilha queijo com docinho de abóbora. Pelo que me disseram o melhor local para se provar esta maravilha é no Restaurante Lagar Municipal, do qual vos deixo morada e contacto.
Ponte Nova
Celorico da Beira Gare
6360-060 FORNO TELHEIRO
telf:271743857
PARTILHEM ESTA PÁGINA É SÓ CLICAR ALI EMBAIXO