Doces Portugueses – Doces de Aveiro

Doces de Aveiro

LOjA

Aveiro mais conhecida como a “Veneza de Portugal” e durante algum tempo chamada de “Nova Bragança”. É uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Aveiro, na região centro e pertencente à sub-região do Baixo Vouga.

Aveiro, doces de aveiro

Aveiro

Fica situada a cerca de 58 km a noroeste de Coimbra e a cerca de 68 km a sul do Porto. A principal cidade da sub-região do Baixo Vouga. A sub-região mais populosa da região centro e a segunda cidade mais populosa no Centro de Portugal, depois de Coimbra.

Como todos sabemos os ex-libris de Aveiro são os Ovos Moles. O que eu não sabia é que os ovos moles foram o primeiro produto da pastelaria a integrar a lista de produtos agrícolas e alimentares com a denominação de Indicação Geográfica Protegida (IGP). Assim esta especialidade portuguesa a estar protegida pela legislação comunitária (o primeiro doce conventual a ser certificado no espaço comunitário).

Os doces de Aveiro, os Ovos Moles, podem ser adquiridos em qualquer pastelaria, contudo ainda existe uma confeitaria de 1882 – Confeitaria Regional da D. Apresentação da Cruz Herdeiros, sita na freguesia da Vera Cruz.

Os ovos moles de Aveiro, podem aparecer nestes barris pequeninos de madeira como podem ver na imagem abaixo ou nas caixinhas em formas de conchas de papel comestível recheadas de ovos moles, conchas, barris e demais formas.

Já já também os Ovos moles de Aveiro estarão a ser exportados para países apreciadores desta delicadeza

Ovos Moles, Doces de Aveiro

Ovos Moles

Cliquem na imagem para chegarem onde eu cheguei, ai ai já se comia qualquer coisinha …

LOjA

PARTILHEM ESTA PÁGINA É SÓ CLICAR ALI EMBAIXO