Doces de Trancoso
Trancoso é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte.
É sede de um município subdividido em 29 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Penedono, a nordeste por Meda. A leste por Pinhel, a sul por Celorico da Beira, a sudoeste por Fornos de Algodres. A oeste por Aguiar da Beira e a noroeste por Sernancelhe.
Trancoso encontra-se hoje rodeada de muralhas, da época dionisiana, com um belo castelo, também medieval, a coroar esse majestoso conjunto fortificado.
Com os seus numerosos monumentos, da arquitectura civil e religiosa, constitui um dos mais expressivos e belos centros históricos do país. Visitado anualmente por muitos milhares de pessoas. Destacam-se, entre todos, as igrejas paroquiais de Santa Maria e de São Pedro. A Casa dos Arcos, do século XVI, a igreja da Misericórdia, a Casa do Gato Preto (um curioso edifício do antigo bairro judaico), e o Pelourinho. Uma bela peça do mais puro estilo manuelino. Não esquecendo a antiguidade, porém, Trancoso mantêm traços medievais no centro histórico quase inalteráveis. Já o exterior um meio urbano já moderno e planeado.
Os doces de Trancoso são Sardinhas. Sim, Sardinhas, o doce típico de Trancoso, são as Sardinhas Doces. É um doce conventual que tem a forma de uma sardinha, e que consiste num doce de ovos e amêndoas, com cobertura de chocolate.
Podem encontrá-las nas diversas pastelarias da Cidade e nas casas de produtos típicos na Avenida Regional e Casa da Prisca.
PARTILHEM ESTA PÁGINA É SÓ CLICAR ALI EMBAIXO