Doces Portugueses – Doces do Porto

Melhor destino Turístico Europeu 2014

Doces do Porto

LOjA

Porto é uma cidade portuguesa situada no noroeste da Península Ibérica.

Câmara Municipal do Porto, perfeitura do porto, porto, cidade do porto, vinho do porto, baixa do porto, pão de ló, vinho do porto, gaia, barco rebelo

Câmara Municipal do Porto

A cidade a capital do Distrito de Porto, da Área Metropolitana do Porto e da região estatística do Norte, sub-região do Grande Porto.

A cidade metrópole, constituída pelos municípios adjacentes que formam entre si um único aglomerado urbano. É a maior cidade do noroeste peninsular e a segunda maior de Portugal.

A cidade do Porto é conhecida como a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale. Vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense. É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitectura contemporânea e antiga. O seu centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO, e pelo seu clube de futebol, o Futebol Clube do Porto.

Os Doces do Porto…

No Porto e arredores desta grande cidade podemos encontrar uma imensa variedade de boas pastelarias e nelas encontrar todos estes doces do Porto típicos que vos passo a apresentar.

Papos de anjo, pão de ló, porto, vinho do porto, invicta, cidade do pORTO

Papos de Anjo

Papos de anjo -Muitos eram os conventos que existiam no Porto e que deram a conhecer receitas de doces que faziam a ainda fazem a delícia da mesa desta cidade. Pertencente à diocese do Porto, o convento de Amarante é conhecido, para além da sua arquitectura, pelos seus papos de anjo, queijinhos de São Gonçalo, lérias e foguetes. Na mesma diocese, o convento das Clarissas de Vila do Conde guardava uma receita de sopa doce. Mesmo no centro da cidade são famosas as trouxas de ovos do Convento da Avé Maria. Este local que deu lugar à estação de São Bento. O pudim de gemas e vinho do Porto é também um dos inúmeros doces que fazem parte da nossa tradição gastronómica. Muito doce, é todavia cortado pelo cálice de bom vinho do Porto que o deve acompanhar.

O Pão de Ló…

Doce teixeira, pão de ló, vinho do Porto, cidade do porto, invicta

Pão de Ló

Pão de ló – É no Porto que este doce encontra a sua expressão máxima. Trata-se de um bolo fofo e leve que se come durante todo o ano mas que tem maior consumo na Páscoa. É um óptimo acompanhamento para o vinho do Porto e é muitas vezes o pão para acompanhar o queijo da serra no Natal. Todos os pretextos são válidos para degustar este doce, tido como um manjar dos deuses.

 

 

E ainda tem mais…

Doce Teixeira, cidade do porto, pão de ló, vinho do Porto

Doce Teixeira

Doce da Teixeira – Nas feiras e romarias é sempre possível encontrar este doce, de consistência dura, cor escura devido ao açúcar e gosto suave a açafrão. Está sempre presente em todas as romarias de entre Douro e Minho. Conhecido por muitos pelo nome de intruso ou metediço. É apreciado sobretudo pelos mais velhos que o recordam das ancestrais festas religiosas que durante muitos anos eram a única animação cultural. Ainda hoje nas festas de Nossa Senhora da Lapa, São Lázaro e Senhora da Saúde se encontra o doce da Teixeira.

 

bolo s. joão, porto, fcp, cidade do porto, invicta

Bolo S. João

Bolo de S. João – Bolo típico da festa popular de S. João , de grande importãncia na cidade do Porto. Bolo preparado com farinha, açucar, sal, margarina, ovos, frutas cristalizadas picadas, sultanas, nozes, amêndoa sem pele, vinho fino, cognac, rum, e leite. O resultado é um bolo macio e com um sabor delicioso. A panóplia de sabores fica perfeita com um cálice de vinho do Porto. Pode ser comprado em várias pastelarias da cidade, tal como a Tupi e a confeitaria do Bolhão.

LOjA

PARTILHEM ESTA PÁGINA É SÓ CLICAR ALI EM BAIXO